Notícias


Santa Casa financia investigação sobre ELA

21 Fevereiro 2018
As candidaturas à bolsa de investigação científica do programa em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estão a decorrer até 28 de março.

Reforçando a sua aposta na área da investigação, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai atribuir uma bolsa de investigação científica em ELA. As candidaturas a esta bolsa começam esta quarta-feira, 21 de fevereiro, e decorrem até 28 de março.

Este programa pretende contribuir ativa e diretamente para a melhoria das condições de vida dos doentes com ELA e colaborar na busca de um caminho para a cura desta doença.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, que afeta pacientes assistidos no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão da Misericórdia de Lisboa, é uma doença neurodegenerativa rara.

Nesta patologia, os neurónios motores que conduzem a informação do cérebro aos músculos do corpo, passando pela medula espinhal, morrem precocemente, o que leva a que os músculos fiquem mais fracos, podendo haver atrofia muscular.

A atrofia muscular pode afetar o movimento de pernas e braços, a fala, a deglutição ou a respiração.

Mais informações aqui.