Notícias


Santa Casa leva cultura à BTL 2019

13 Março 2019
Este ano, pela primeira vez, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) vai dedicar um stand à Cultura (o BTL Cultural) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai marcar presença neste espaço.

A Misericórdia de Lisboa vai aproveitar a ocasião para dar a conhecer aos visitantes a sua Igreja de São Roque, classificada como Monumento Nacional, e o seu Museu de São Roque, um dos mais importantes símbolos do seu património cultural e dono de uma invejável coleção de arte sacra portuguesa. Já no sábado, dia 16 de março, os visitantes poderão assistir a um teatro de marionetas, dinamizado pela direção de Cultura da Santa Casa. Intitulado "D. Leonor, a princesa perfeitíssima", o teatro conta a história da Rainha D. Leonor, fundadora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Refira-se que para a Santa Casa a vertente cultural é de extrema importância, o que se reflete no investimento que tem feito nesta área.

Para além da Igreja e Museu de São Roque, a Temporada Música em São Roque, que este ano vai para a 31ª edição, é também espelho da importância que dá à cultura. Trata-se de uma iniciativa que é já uma referência entre os eventos de música erudita da cidade de Lisboa, e que reforça o posicionamento da Santa Casa no apoio à música portuguesa.

Já no ano passado a Misericórdia de Lisboa apresentou o Polo Cultural (constituído pela Igreja e Museu de S. Roque; pelo Arquivo Histórico (que tem como ex-libris os "sinais" das crianças expostas na roda de Lisboa, tendo mais de 86.700 "sinais", o que torna este conjunto um dos mais significativos em termos numéricos e de abrangência cronológica), pela Biblioteca da Santa Casa; pelo Museu Casa Ásia - Coleção Francisco Capelo (previsto para este ano); e pela Brotéria, da Companhia de Jesus).