Notícias


Santa Casa participa no 48 hour film festival

Lisboa foi uma vez mais o palco da competição para ver quem produz a melhor curta-metragem em apenas 48 Horas! O grande vencedor vai competir contra curtas-metragens de todo o mundo no Filmapalooza 2020, tendo a possibilidade de ganhar o Grande Prémio de Melhor Filme do Ano e ver a sua curta exibida na edição de 2020 do Short Film Corner do Festival de Cannes!

Este ano a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) participou com dois projetos: Filmes da Menina, realizada pela equipa do Centro Social de São Boaventura, e Take W, realizado pela equipa da Unidade W Mais.

Tal como o nome indica, o objetivo é fazer um filme em 48 horas. As equipas participantes receberam a informação sobre o género e tema da curta-metragem na sexta-feira, 10 de maio, pelas 19h00. Durante o fim-de-semana, num trabalho de equipa que a organização do festival apelidou de momentos de "sangue, suor e lágrimas", produziram-se as curtas-metragens, entregues no domingo, 12 de maio.

Para que Filmes da Menina se tornasse uma realidade, a equipa do Centro Social de São Boaventura juntou cerca de 20 participantes. Este projeto visava, para além da apresentação do filme, promover a intergeracionalidade, estimular a criatividade, promover a aprendizagem ao longo da vida, com a aquisição de conhecimentos na área do cinema e artes visuais, ao mesmo tempo que apostava em desenvolver o sentimento de pertença enquanto grupo intergeracional e desenvolver o sentido crítico, a autoconfiança e autoestima dos participantes.

A atividade  decorreu durante 48 intensas horas com grande dedicação, empenho, criatividade e entusiasmo dos jovens, idosos e colaboradores do Centro Social de São Boaventura.

Tal como no ano passado, também os jovens da Unidade W Mais participam no 48 hour film festival. Desta vez, o filme apresentado a concurso é Take W.

As duas curtas-metragens serão pela primeira vez visualizadas pelo público na sexta-feira, 24 de maio, a partir das 19h30, no Cinema São Jorge. No domingo, dia 26, a MusicBox Lisboa recebe, pelas 21h30, a festa de encerramento e entrega de prémios.

Mais informação em:

Photo by ShareGrid on Unsplash