Notícias


Snoezelen: um mundo que se abre aos sentidos

05 Dezembro 2018
A Misericórdia de Lisboa organizou o primeiro encontro Snoezelen da instituição. Técnicos da Santa Casa debateram os benefícios desta intervenção em crianças e idosos.

"As salas Snoezelen são o fruto de uma visão cada vez mais abrangente da intervenção na instituição". Foram as palavras de Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa, no primeiro encontro "Snoezelen - um benefício para a intervenção em crianças e idosos", que decorreu esta quarta-feira, 5 de abril, no Centro de Educação, Formação e Certificação da Santa Casa, em Lisboa.

Organizado pelo Serviço de Gestão de Produtos de Apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o primeiro encontro Snoezelen visou debater os benefícios das salas multissensoriais no ciclo da vida e promover a partilha de experiências. 

Amélia Martins, especialista em Snoezelen, destacou que os estímulos cognitivos das salas Snoezelen são importantes porque dão vida às pessoas. "A memória emocional é a chave do Snoezelen", considerou.

A estimulação sensorial é utilizada como promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos demenciais e, também, numa vertente preventiva e alívio de dor ou facilitadora de aprendizagens ou descobertas de emoções, concluiu.

Snoezelen

O nome difícil tem origem na junção de duas palavras holandesas: cheirar e relaxar. É uma sala equipada com material para estimulação sensorial. Um local feito de luz, sons, cores texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. 

A sala Snoezelen é uma sala multissensorial que proporciona conforto por meio do uso de estímulos controlados. Ao entrar no local, o conceito pode ser compreendido com facilidade. As sensações provocadas são variadas e exploram os cinco sentidos. 

Cada elemento da sala foi pensado e estudado para contribuir no desenvolvimento de pessoas com quadros clínicos e necessidades especiais de aprendizagem. A partir dos cinco sentidos do corpo, é trabalhada a capacidade de organizar a capacidade sensorial e de organizar as respostas, conforme a particularidade de cada pessoa.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem três salas Snoezelen: na Obra Social do Pousal, no Centro de Desenvolvimento Comunitário da Charneca e no Centro de Acolhimento Infantil Vítor Manuel.