Notícias


“Ter Ideias para Mudar o Mundo”

15 Outubro 2018
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Coração Delta - Associação de Solidariedade Social, assinaram na sexta-feira, 12 de outubro, um protocolo de colaboração, que visa o alargamento do projeto Educação para o Empreendedorismo - Ter Ideias para Mudar o Mundo.

Em 2017 este projeto foi testado em seis equipamentos da Unidade do Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade (UDIP ) Luz e na associação Putos Traquinas, parceira do Centro Social Polivalente Boavista em diversos projetos.

A cerimónia de formalização do protocolo teve a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do administrador com o pelouro da Ação Social da SCML, Sérgio Cintra, e do Comendador Rui Nabeiro.

O projeto

A Comissão Europeia define empreendedorismo como a capacidade de um indivíduo transformar ideias em ação. Inclui criatividade, inovação, assunção de riscos, capacidade de planear e gerir projetos de forma a atingir objetivos. O Plano de Ação para o Empreendedorismo 2020 recomenda o reforço destas competências ao nível do ensino básico, com o objetivo de promover um espírito de abertura à inovação e à experimentação. Vários estudos têm demonstrado que o empreendedorismo não é inato, mas requer investimento desde idades precoces.

Considerando as características do público jovem e adulto que frequenta a formação da Santa Casa, designadamente baixos níveis de motivação e proatividade, o Centro de  Educação, Formação e Certificação da SCML propôs e desenvolveu em 2017 uma ação piloto de formação/ação de educação para o empreendedorismo, que incidiu no território da UDIP Luz.

A avaliação do projeto permitiu concluir que a metodologia "Ter ideias para Mudar o Mundo" potenciou a pedagogia de participação, capaz de ativar e desenvolver a proatividade em idades precoces. Desta forma, o protocolo agora assinado vai permitir alargar o âmbito de atuação do projeto a mais UDIP'S da Santa Casa e, consequentemente, abranger mais crianças e jovens acompanhadas por estes serviços.

+ Ação Social | Educação e Inovação