Notícias


Um concurso para todas as Gerações

30 Abril 2019
Celebrou-se, no dia 29 de abril, o Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinalou a data com o lançamento do Concurso Gerações Solidárias, a iniciativa que desafia várias respostas a apresentar um projeto intergeracional.

A apresentação do concurso decorreu esta segunda-feira, dia 29 de abril, no Jardim do Príncipe Real, perante uma plateia de cem colaboradores e utentes da Misericórdia de Lisboa. Com o objetivo de promover a intergeracionalidade e combater o idadismo, este é um concurso que desafia ERPIS (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas), respostas de animação sócio educativa, centros de dia, creches e jardins de infância da Santa Casa a apresentar contributos inovadores que elevem a qualidade do seu serviço e incentivem o trabalho em parceria.

Tal como definiu Sérgio Cintra, administrador da Ação Social, durante a sua intervenção, este é um projeto que insta todos os envolvidos a "pensar a nossa cidade" e a "preparar o futuro de acordo com o sonho que nós temos, a ilusão que temos do que tem de ocorrer quando formos nós [a ser mais velhos e] a necessitar".

Uma preparação tão essencial que o Mesário exortou, numa tarde marcada por um sol radiante, os presentes a "pensar fora da caixa". "Temos de pensar no que é que se estão a transformar os equipamentos da Misericórdia de Lisboa e naquilo que nós, individualmente, desejamos, porque todo o trabalho que realizarmos hoje é o trabalho com que vamos lucrar no futuro" referiu Sérgio Cintra.

Na data em que se comemoraram os 10 anos da instituição do Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações por parte da União Europeia, o vogal da Ação Social assinalou este momento como sendo "um pontapé de saída" para a instituição. O concurso agora lançado será o ponto de partida de várias ideias que prometem melhorar e reforçar as respostas intergeracionais e anti-idadismo da Santa Casa.