Reportagem da Semana


Nadar, correr, pedalar e estudar

27 Julho 2018
João Pereira e Melanie Santos já têm o nome escrito na história do triatlo. Colecionam títulos e medalhas. São campeões e namorados. Conheça os atletas apoiados pelos Jogos Santa Casa.

Os dias de um triatleta são longos. Nadam, correm e pedalam. Empenham-se para serem cada vez mais velozes, para ganhar. Faça chuva ou faça sol, estão na piscina, na pista e na estrada. Acreditam nas suas capacidades e nas conquistas. 

Mas Melanie e João sabem que a carreira de atleta não dura para sempre. Por essa razão, preparam o seu futuro e aproveitaram a Bolsa de Educação dos Jogos Santa Casa para estudar E, agora, os atletas namorados, nadam, correm, pedalam e estudam. 

João Pereira estreou-se em Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016, onde terminou em 5º. Sagrou-se campeão europeu individual em 2017, tanto na distância olímpica, como na prova de sprint, e integrou a equipa do Sport Lisboa e Benfica, campeã europeia de estafetas.

Já Melanie Santos é o novo valor do triatlo feminino nacional. Em junho, conquistou o ouro nos Jogos de Tarragona. Contabilizando, ainda, duas medalhas na Taça do Mundo e na Taça da Europa.

As bolsas de 3.000 euros (valor por cada aluno) atribuídas para o ano letivo de 2017/18, contemplam 29 atletas olímpicos e nove paralímpicos. Até à data,  já foram entregues 181 bolsas de estudo, um valor superior a 500 mil euros. Os Jogos Santa Casa são, desde junho, o principal patrocinador da Federação de Triatlo de Portugal.