Reportagem Especial


"Só preciso de um bocadinho de ajuda!"

31 Janeiro 2020
Todas as semanas, Tatiana e Maria percorrem um caminho difícil - mas cheio de esperança -, em direção ao Centro de Reabilitação de Nossa Senhora dos Anjos (CRNSA) para que as suas filhas aprendam a viver sem ver.

A transbordar de amor, de coragem e de ânimo, as mães destas crianças contam as suas experiências e pedem mais apoio, porque um cego pode fazer quase todas as atividades de uma pessoa não cega, "só precisam de um bocadinho de ajuda".

O Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos é um estabelecimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem como missão promover a reabilitação de pessoas com cegueira adquirida ou baixa visão, visando a sua autonomia e inclusão.

Com mais de 50 anos de história, constitui-se como a principal referência a nível nacional, recebendo pessoas oriundas de todo o país, ilhas e PALOP. 

Além do Programa de Reabilitação, que inclui áreas como a informática, a orientação e mobilidade, a atividade motora, as atividades de vida diária, o braille, entre outras, indo ao encontro das necessidades de cada pessoa, o centro desenvolve também o Programa de Estimulação Sensorial na 1.ª Infância, para crianças dos 0 aos 6 anos de idade, que procura minimizar os efeitos da cegueira ou baixa visão no desenvolvimento global da criança.