Reportagem Especial


Um pequeno super-herói

13 Março 2020
Três vezes por semana, André e a sua mãe, Isabel, dirigem-se ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão para fazerem fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala, na esperança de travar a progressão de uma doença ultra rara.

Esta criança, de quatro anos, é um super-herói com SPG52 - Paraplégia Espástica tipo 52 -, uma condição genética neurodegenerativa ultra rara. A doença afeta tanto a parte motora como cognitiva. Até à data, este menino é a única pessoa em Portugal com este diagnóstico.

Desde 2016, pais e filho têm vindo a enfrentar a batalha mais injusta de todas, sem nunca desistir, sem nunca baixar os braços. Os resultados das terapias que André faz no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão permitem atrasar a progressão da doença e ter alguma esperança. 

O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão é reconhecido, nacional e internacionalmente, pelos cuidados especializados que disponibiliza no âmbito da Medicina Física e de Reabilitação, em regime de internamento e ambulatório.