topo Educação
Educação
A Educação é uma das áreas centrais de atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Conforme definido nos seus Estatutos, a instituição prossegue fins educativos e culturais, sobretudo em proveito dos mais desprotegidos, há mais de cinco séculos.

Um trabalho que se tem expandido para novos públicos e novos contextos, procurando, através da educação desde a infância e da formação profissional ao longo da vida, contribuir para a promoção da qualidade de vida da população.

Em particular, a Misericórdia de Lisboa é responsável por:

Escola Superior de Saúde do Alcoitão

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) é um estabelecimento privado de ensino superior, resultante da conversão da antiga Escola de Reabilitação, criada a 4 de Junho de 1966 e instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Tendo sido a primeira escola do País a preparar profissionais para a Reabilitação, a ESSA forma fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala, há mais de meio século.

Jardins-de-infância

A SCML dispõe de vários estabelecimentos de educação pré-escolar na cidade de Lisboa, organizados por Direções de Ação Social Local, de acordo com a sua área geográfica. Nestes espaços, são proporcionadas atividades educativas e de apoio à família a crianças desde os 3 anos, até à idade de ingresso no Ensino Básico.

Através da sua rede de estabelecimentos de infância, a Santa Casa procura dar resposta às necessidades das famílias que residem nas freguesias da sua área de intervenção – com prioridade na admissão de crianças em situação de perigo e/ou mais desfavorecidas, que necessitam de um apoio acrescido face à situação de vulnerabilidade das suas famílias.

Formação e Certificação de Competências

A SCML desenvolve programas específicos de combate à pobreza e exclusão social dirigidos a jovens e adultos que se encontram em risco, ou afastados do mercado de trabalho. Através destes programas, pretende reforçar as competências pessoais/sociais e níveis de qualificações escolares e profissionais dos seus formandos, prevenindo o abandono escolar precoce, contrariando o insucesso escolar e promovendo a formação ao longo da vida e a inserção profissional.

A intervenção na área da Educação, Formação e Certificação é operacionalizada através de três centros de formação:
  • Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel
    O Centro de Formação Profissional oferece formação escolar e profissional a jovens oriundos de meios desfavorecidos da cidade de Lisboa, ou de áreas urbanas e rurais próximas da Aldeia de Santa Isabel, situada em Albarraque, Sintra. Tem capacidade para admitir 240 jovens, num total de nove cursos.
  • Centro Multicultural de Formação
    O Centro Multicultural forma jovens dos 12 aos 20 anos. Oferece cursos de pré-profissionalização e de formação profissional em áreas como costura/modista, carpintaria e pastelaria e panificação.
    Tem como objetivos proporcionar uma formação com dupla certificação e contribuir para o aumento dos níveis de qualificação escolar dos jovens; promover o sucesso escolar; prevenir o abandono escolar precoce; apoiar a integração de jovens no mercado de trabalho; e promover a multiculturalidade.
  • Centro de Educação, Formação e Certificação
    Neste centro, adultos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino básico ou secundário procuram aumentar as suas qualificações escolares e/ou profissionais, para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho. A oferta organiza-se em percursos formativos desenvolvidos de forma articulada, integrando uma formação de base e uma formação tecnológica.