Empreendedorismo e Economia Social
O Empreendedorismo e Economia Social é uma área operacional da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que tem como objetivos promover, apoiar e divulgar a criação e o desenvolvimento de iniciativas, nos âmbitos da inovação social e do empreendedorismo de cariz social. 

Nesse sentido, têm sido desenvolvidos programas que se enquadram em quatro grandes áreas funcionais:
  1. Apoio ao empreendedorismo social, através de programas de empreendedorismo, destinados a apoiar a criação e a sustentabilidade de startups de missão social.
  2. Experimentação e Inovação Social – programas de criação de ideias para a inovação social, desenvolvimento de concursos de ideias e projetos para a inovação social digital, conceção de ideias para workshops que disseminem metodologias para a inovação social.
  3. Parcerias para a inovação social, através de uma plataforma inovadora, para dinamizar projetos na área do empreendedorismo e da inovação social.
  4. Impacto social dos projetos envolvidos nos programas do departamento.
O Centro de Experimentação e Inovação Social (CEIS)

O DEES conta com um Centro de Experimentação e Inovação Social (CEIS), espaço multifuncional e multidisciplinar que funciona como laboratório e oficina onde as ideias podem ser pensadas, experimentadas e transformadas em soluções inovadoras com valor prático, o que permite a incubação de organizações e empresas de diferentes áreas de negócio, vocacionadas para a inovação social. O CEIS está sediado no Convento de S. Pedro de Alcântara.