SCML
espaço
Públicos-Alvo
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa procura a realização da melhoria do bem-estar da pessoa no seu todo, de forma integral e integrada, há mais de cinco séculos.

Nos dias de hoje, realiza a sua missão original de apoio prioritário aos mais desfavorecidos e fragilizados, mas a sua ação cresceu e expandiu-se ao longo dos séculos, tendo sido sempre pioneira na procura de novas respostas sociais.

A cada dia, nas suas várias áreas de atuação, os principais beneficiários são crianças e idosos, sem-abrigo e demais grupos de risco, com vulnerabilidades de diferentes origens. É o caso de indivíduos em risco de exclusão, comunidades étnicas, toxicodependentes, pessoas com deficiência e pessoas portadoras de VIH/SIDA.

A instituição procura, desta forma, prevenir situações de desigualdade, carência socioeconómica, vulnerabilidade e exclusão social, promovendo o desenvolvimento pessoal global, a inclusão e a coesão social.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estende ainda a sua atividade a todas as pessoas e às famílias, através de um serviço de excelência nas áreas da Ação Social, Saúde (exemplos do Hospital de Sant'Ana e Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão), Educação e Ensino, Cultura e Promoção da Qualidade de Vida. Disponibiliza também o seu Património para arrendamento e abre portas a um importante trabalho de Voluntariado da comunidade.