ELA - Programa de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica
CANDIDATURAS ABERTAS PARA ATRIBUIÇÃO DE 1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no seguimento do lançamento, em 2013, dos Prémios Santa Casa Neurociências lança, este ano, a primeira edição do Programa de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), reforçando a sua aposta na área da investigação. Esta intenção foi anunciada pelo Provedor da Instituição na entrega dos Prémios Santa Casa Neurociências 2014, que decorreu em Novembro passado.

Este programa visa manter viva a esperança na construção de respostas mais eficazes no combate a esta doença. A ELA é uma doença neurológica degenerativa, progressiva, rara e sem cura, que se carateriza por provocar paralisia motora progressiva e irreversível.

Este programa de investigação tem como objetivo a promoção e dinamização da investigação científica fundamental ou clínica, por forma a incentivar contribuições significativas no âmbito da ELA, possibilitando novas estratégias na prevenção, tratamento e restabelecimento das funções neurológicas.

Embora este programa siga na esteira dos Prémios Santa Casa Neurociências, apresenta algumas diferenças significativas e inovadoras na atuação da Santa Casa, a mais importante das quais é o facto de, pela primeira vez, a Santa Casa não se apresentar apenas como entidade financiadora mas sim, constituir-se parceira ao afetar bolseiros de investigação próprios, ao projeto vencedor. É uma perspetiva nova que mostra claramente o entendimento da Santa Casa de que ter recursos humanos preparados para investigação em tópicos específicos é a melhor via para alcançar os objetivos pretendidos.

Nesse âmbito, a Santa Casa anuncia que se encontra aberto um concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação Científica, financiada por fundos próprios, com o objetivo de incentivar a formação avançada de recursos humanos no combate a esta doença.

As candidaturas poderão ser entregues entre o dia 30 de Julho e o dia 14 de Setembro de 2015, através do endereço eletrónico http://www.scml.pt/pt-PT/candidatura_bolsas_de_investigacao_cientifica_ela/


Para consultar o Regulamento do concurso, clique aqui.
Para consultar o Edital, clique aqui.

Mais informações através do e-mail info.neurociencias@scml.pt ou do telefone 213 235 563.