SCML
espaço
Saúde
  • A Santa Casa tem Unidades de Saúde distribuídas pela cidade de Lisboa? A qual me devo dirigir?
    A Santa Casa integra uma rede de 6 Unidades de Saúde localizadas nos bairros da Ajuda/Alcântara, Armador, Boavista, Castelo, Marvila e Padre Cruz, da cidade de Lisboa. Poderá dirigir-se a qualquer uma delas, devendo, preferencialmente, deslocar-se à unidade da sua zona de residência. 
  • Que valências e especialidades existem nas Unidades de Saúde da Santa Casa e a quem se destinam?
    Todas as Unidades de Saúde da Santa Casa têm como valências-base a Materno-Infantil (que inclui Saúde Materna, Saúde Infantil e Juvenil, e Planeamento Familiar) e Saúde Adulto/Idoso. São ainda disponibilizadas as especialidades de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Estomatologia e Psiquiatria.

    Os cuidados de saúde poderão ser prestados a pessoas residentes na cidade de Lisboa, a trabalhadores, reformados e seus familiares e a utentes de equipamentos sociais da Santa Casa, que, para o efeito, deverão possuir o Cartão de Saúde da SCML. O cartão poderá ser solicitado na Unidade de Saúde da sua área de residência.
  • Como funciona o Apoio Domiciliário a idosos da Santa Casa? Também têm médico?
    No âmbito da Saúde, o Apoio Domiciliário é prestado pelos profissionais de Saúde da SCML. Dele fazem parte, designadamente, os médicos que se deslocam aos lares de idosos e a outros equipamentos sociais da SCML, de acordo com as necessidades transmitidas pelos responsáveis daqueles equipamentos às Unidades de Saúde.
    O Apoio Domiciliário Médico e de Enfermagem é também disponibilizado a utentes inscritos nas Unidades de Saúde que o solicitem.