Reportagem da Semana
Da Santa Casa para o Mundo
O Web Summit, um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, terminou esta quinta-feira, 10 de novembro. Foram quatro dias intensos, no Parque das Nações, com muitos milhares de pessoas a visitarem o stand da Misericórdia de Lisboa.

Já diz o ditado: "em Roma, sê romano". Numa das maiores feiras tecnológicas do mundo, sê global. Foi esta a ideia que Paddy Cosgrave teve quando decidiu criar, em 2005, o ciclo de conferências Web Summit e juntar, no mesmo espaço, investidores, mentores, empresas, instituições e empreendedores do mundo tecnológico.

Uma vez que um dos grandes objetivos do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes, é posicionar a instituição no século XXI, a mesma fez-se representar no evento através de um stand onde deu a conhecer o concurso de inovação social digital "Santa Casa Challenge".

Anne é programadora de uma empresa norte americana, sediada na Holanda, que opera no mercado digital ligado a área da saúde. Ao passar pelo espaço da instituição, foi surpreendida pela imagem do exoesqueleto que passava no vídeo promocional. O exoesqueleto destina-se a pessoas com lesões vertebromedulares e não é mais do que uma tecnologia que possibilita a marcha a quem tenha paralisia dos membros inferiores.

"Foi engraçado. Não fazia a mínima ideia que este tipo de tecnologia já existia em Portugal", diz a programadora, acrescentado que "é bom ver que instituições sociais entendam a importância de aliar a tecnologia à ciência".

A grande aposta da presença da instituição no Web Summit foi dar a conhecer o concurso Santa Casa Challenge. Trata-se de um desafio que pretende melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população, muito especificamente dos mais desfavorecidos, através das novas tecnologias.

Sven Reck é suíço, veio ao Web Summit porque considera ser uma "oportunidade extraordinária para fazer networking". Timidamente questiona sobre o que é o Challenge e se o projeto está aberto a pessoas de outras nacionalidades. Depois de uma breve explicação, Sven, interessa-se pelo desafio e promete concorrer.

"Tenho várias ideias que considero serem boas para apresentar no âmbito do Challenge.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa esteve, portanto, entre as 15 mil empresas e instituições presentes no evento e, a este respeito, Alexandra Rebelo, diretora do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES), afirma que "esta foi uma oportunidade muito boa para divulgar os projetos inovadores que a Santa Casa tem".

"Temos recebido muito público" e o balanço que fazemos da nossa presença tem sido muito positivo", sublinha Alexandra Rebelo. 

A diretora do DEES salientou ainda que o evento proporcionou uma maior "visibilidade da instituição", durante quatro dias. 

Filipe de Sousa Magalhães é o exemplo de empreendedorismo no qual a Santa Casa se revê. Criado em 2014, a COOLTURE é uma start up composta por uma equipa intergeracional de quatro amigos que se conheceram no programa de Empreendedorismo Intergeracional UAW, patrocinado pela Misericórdia de Lisboa.

Convidado pela instituição para estar presente no Web Summit, o empreendedor admite que a Santa Casa desempenhou "um papel fundamental na criação da COOLTURE" e que "trouxe uma credibilidade e reputação ao projeto".

 "O Challenge vai proporcionar a muitos empreendedores andar com as suas ideias para a frente", defendeu Filipe Magalhães, garantindo que o seu próximo passo é concorrer ao desafio.

Refira-se que a Web Summit nasceu em Dublin, em 2010, e que este é o primeiro ano que a cimeira decorre fora da Irlanda.

Na última conferência do certame, o fundador Paddy Cosgrave afirmou que tomou a decisão certa ao "mudar o Web Summit para Lisboa" e que "a cidade superou todas as expectativas".


11 de novembro de 2016

O refúgio dos artistas +

Alegria, convívio e atividade física +

Pousal: 53 anos a praticar Boas Causas +

O verão em que os festivais tocaram a todos +

Uma casa de portas abertas +

Descodificar sons, palavras e corações +

Voluntariado: uma forma de ajudar +

Santa Casa: Um festival dentro do MEO Sudoeste +

Fantoches e crianças vão à praia +

Cristina, a rainha das medalhas +

1 2 3 >
Facebook