Sustentabilidade

FAZEMOS DO INSUSTENTÁVEL, SUSTENTÁVEL. TODOS OS DIAS, DESDE SEMPRE


Promover a sustentabilidade da Santa Casa é preparar um futuro melhor para a instituição, para todos os que ela serve e para a comunidade em que está integrada. Daí o seu empenho em desenvolver a atividade de uma forma responsável, incorporando nas suas decisões, de uma forma equilibrada, os aspetos económicos, sociais e de preservação do ambiente. A Política de Sustentabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem como objetivo global a incorporação da sustentabilidade em todo o ciclo da atividade da instituição. 

De modo a concretizar o seu objetivo principal, a Política de Sustentabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é composta por uma Visão, um Compromisso e uma Estratégia com linhas de ação orientadoras. 

Visão

Tornar a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa uma instituição sustentável, responsável, inovadora e próxima, por Boas Causas.

Compromisso

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assume o compromisso de contribuir decisivamente para o progresso, bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo dos mais desprotegidos, concorrendo de forma relevante e ativa para um desenvolvimento ambiental, económico e social sustentável.

A sustentabilidade deve integrar todos os processos de decisão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de forma a contribuir em todo o momento, e em todas as atividades desenvolvidas, para a prossecução dos seus fins estatutários.

Estratégia 2016-2019

A Estratégia de Sustentabilidade delineada para o período 2016-2019 é aplicável à Instituição, mas dirige-se essencialmente às suas Partes Interessadas. Para a definição dos Objetivos e Áreas Estratégicas foram tidas em conta as opiniões e os interesses de diversas Partes Interessadas, com base em diferentes processos de auscultação realizados entre 2012 e 2014. A estratégia segue as seguintes linhas de ação:


DIMENSÃO ECONÓMICA

  • Fortalecer os mecanismos de apoio ao modelo de governação
  • Promover a inovação e modernização

DIMENSÃO AMBIENTAL

  • Minimizar a pegada ecológica da SCML

DIMENSÃO SOCIAL CORPORATIVA

  • Promover o fortalecimento da responsabilidade social corporativa da SCML
  • Reforçar a coesão interna
RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE




CONTACTOS
Para qualquer questão relacionada com a sustentabilidade na SCML, contacte:
Unidade de Sustentabilidade e Inovação