Programa Saúde + Próxima
Programa Saúde + Próxima

O Programa Saúde Mais Próxima nasceu em 2012 para atuar junto das populações no que toca à prevenção primária. Dois anos mais tarde, passa a chamar-se Núcleo Saúde Mais Próxima (NSMP), passando para a tutela direta a Unidade de Projetos Especiais, na sequência da Deliberação de Mesa nº785.

 

Este Núcleo tem várias vertentes: Unidades Temáticas, Unidade Juvenil, Saber Saúde, Saúde Eventos, Saúde com Qualidade, Saúde em Parceria e Projetos Especiais.

 

Unidades Temáticas - ações de rastreio e de sensibilização sobre as patologias crónicas que afetam a maioria da população portuguesa (doenças respiratórias, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, cancro da pele, acidente vascular cerebral e demências). 

Estes rastreios têm lugar em bairros históricos e em bairros municipais e promovem hábitos de vida saudáveis e a prevenção da doença.

 

Diabetes mellitus, doenças respiratórias, anemia e prevenção do cancro da mama e do cancro da próstata foram doenças também avaliadas por este Núcleo durante o ano de 2016, com o apoio de sociedades científicas especializadas. 

 

Unidade Juvenil - rastreios gratuitos de saúde a todas as crianças e jovens até aos 18 anos, com a autorização dos seus pais/encarregados de educação, sensibilizando para os hábitos alimentares, de higiene e de repouso/atividade. Variam consoante a idade mas, de uma forma geral, incluem avaliação antropométrica (peso, altura/comprimento, perímetro cefálico, índice de massa corporal), rastreio oral, visual (teste de hirschberg, teste de brückner e daltonismo) e auditivo (observação do canal auditivo), avaliação da glicemia, colesterolemia e da tensão arterial. 

 

Saber Saúde - responde às necessidades verificadas pela equipa do NSMP, pela população e pelos parceiros da comunidade. Através desta vertente, e utilizando como ferramenta Sessões de Educação para a Saúde, são desenvolvidas ações de prevenção e sensibilização, com diferentes temáticas, tendo em conta o público-alvo. 

 

- Saber Saúde Adulto/Idoso - surge no âmbito das atividades desenvolvidas pelas Unidades Temáticas, estando os temas de acordo com a temática que a equipa se encontra a trabalhar e/ou com as necessidades identificadas pelos equipamentos/instituições solicitantes. 

 

- Saber Saúde Juvenil - vertente que procura sensibilizar a população infanto-juvenil, e sempre que pertinente, os adultos por eles responsáveis e os seus pares, para hábitos de vida saudáveis e uma vigilância de saúde regular. 

 

Saúde Eventos - nasceu da necessidade de intervir na população, em diferentes contextos, para estar mais próximo das pessoas que se encontrem em ambientes que possam ser prejudiciais para a saúde. Responde, também, às necessidades da população afeta aos diversos equipamentos, entidades e instituições que fazem o convite para a realização de atividades. Promover a Saúde Santa Casa, assim como a saúde e prevenir comportamentos de risco são os objetivos principais. 

 

Saúde com Qualidade - assegura a continuidade na assistência à população e a melhoria contínua da prestação de cuidados de saúde pela equipa do NSMP, através da articulação entre várias vertentes. Os principais objetivos desta vertente são realizar o acompanhamento das pessoas encaminhadas, avaliar a satisfação das pessoas relativamente à qualidade dos serviços prestados e atualizar o anual do Manual de Normas e Procedimentos do Núcleo. As atividades dedicadas à temática da nutrição desenvolvidas no âmbito da Saúde com Qualidade constituem uma mais-valia e um, complemento à melhoria da qualidade dos cuidados prestados, permitindo estar mais perto daqueles que não têm acesso ao serviço de nutricionistas. A possibilidade de realizar os seguimentos e de assim dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas unidades móveis facilita as alterações de comportamento e proporciona uma otimização dos cuidados prestados. 

 

Saúde em Parceria - promove o envolvimento e a participação ativa das várias organizações da sociedade civil da cidade de Lisboa. Juntas de freguesia, associações de moradores, instituições de solidariedade social, paróquias, clubes e coletividades locais, entre outras juntam-se assim a pensar no bem-estar da comunidade. A Saúde em Parceria procura, também, o apoio e a experiência da Academia e das sociedades científicas das diferentes áreas de intervenção do Núcleo. 

 

Projetos Especiais - surge de algumas parcerias estabelecidas que exigem que a atividade do NSMP seja mais demorada.

 

Respondendo ao desafio laçado pela Sua Santidade Papa Francisco, a Misericórdia de Lisboa elaborou um programa para a comemoração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, de que o NSMP fez parte, que proporcionou a 20 distritos nacionais terem acesso a rastreios de saúde.


2016 em Números

- 17773 Pessoas Assistidas;

- 12880 Consultas de Enfermagem;

- 445 Consultas de Nutrição;

- 256 - Sessões de educação para a saúde.

 

Do total das pessoas atendidas, que responderam ao inquérito de satisfação, 99,6% manifestaram estar "muito ou totalmente satisfeitas" com o serviço prestado.