Localização
Vale de Alcântara/Tapada, Castelo/Natália Correia, W Mais, Bairro da Boavista, Dr. J. Domingos Barreiro, Bairro Padre Cruz/Telheiras, Bairro do Armador

Unidade de Saúde Santa Casa Vale de Alcântara/Tapada

Morada: Av de Ceuta Norte, Lote 15, 1300-125 Lisboa 
Telefone: 213600611 
Fax: 213600612

Período de Funcionamento
8:00 H às 18:00 H nos dias úteis
ussc.alcantara@scml.pt

Unidades de Saúde SCML
A Santa Casa integra uma rede de oito unidades - Bairro da Boavista, Bairro Padre Cruz, Castelo, Vale de Alcântara, Dr. José Domingos Barreiro, Bairro do Armador, Liberdade, W+ e três extensões de saúde - Tapada, afeta à Unidade do Vale de Alcântara, Natália Correia, na dependência da Unidade do Castelo, e Telheiras, ligada à Unidade do Bairro Padre Cruz.

As Unidades e Extensões de Saúde localizam-se em diferentes zonas da cidade de Lisboa, sendo possível identificar a unidade da zona de residência consultando o mapa da cidade de Lisboa com a localização geográfica das unidades.


Cuidados de saúde disponíveis

Há consultas de Saúde Infantil e Juvenil, Saúde de Adulto/Idoso, atividades de enfermagem e outras. A quem não possa deslocar-se à Unidade de Saúde, os cuidados são prestados no domicílio.

É também facultado o acesso a consultas de Saúde Materna, Planeamento Familiar, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Estomatologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica realizados no âmbito das consultas. Foi ainda criada, recentemente, uma consulta de Nutrição.

Cartão de Saúde

Para aceder aos cuidados de saúde que são disponibilizados, é necessário ter o Cartão de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que poderá ser solicitado na Direção de Emergência e Apoio à Inserção e nas Direções de Ação Social.

Existem 4 escalões de comparticipação, mediante a avaliação da situação socioeconómica, que pode ser dispensada a pedido do utente, sendo-lhe atribuído o 4.º escalão. O 1.º escalão permite o acesso gratuito aos serviços de saúde.

Alargamento do acesso a cinco Unidades de Saúde Santa Casa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa alargou, a todos os cidadãos, o acesso a cinco das onze Unidades de Saúde Santa Casa (USSC), proporcionando uma resposta de complementaridade ao Estado, no âmbito dos cuidados de saúde primários e secundários.

Qualquer pessoa, portuguesa ou estrangeira, que resida, trabalhe ou esteja de passagem por Lisboa, pode aceder aos serviços de saúde disponibilizados em ambulatório, em cinco USSC (Bairro Armador, Bairro Padre Cruz, Castelo, Dr. José Domingos Barreiro e Vale de Alcântara), bastando, para isso, marcar consulta, pelo telefone ou presencialmente.

25% das vagas da agenda diária de consultas e de outros cuidados de saúde, incluindo de enfermagem são assim disponibilizadas a todos os que não desejem obter o cartão de saúde Santa Casa, condição obrigatória para beneficiar destes serviços, mas queiram usufruir dos cuidados de saúde da Santa Casa. 

Os interessados devem, portanto, dirigir-se a uma destas cinco Unidades de Saúde, ter o atendimento clínico pretendido, não sendo necessário ser titular do cartão de Saúde da Santa Casa.



Horário de funcionamento
De 2.ª a 6.ª feira, das 8h00 às 18h00

Contactos
Direção de Saúde Santa Casa, Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa (sede)

Ofélia Ferreira: ofelia.ferreira@scml.pt / Tel.: 213 235 070 
Fernanda Almeida: fernanda.almeida@scml.pt / Tel.: 213 235 183