Gabinete de Apoio Social
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é uma instituição vocacionada para o apoio social, sensível e atenta aos problemas e carências das pessoas. Os seus trabalhadores não poderiam ficar de fora deste cuidado. Numa perspetiva de "olhar para dentro", a Mesa da SCML criou um Gabinete específico para promover o bem-estar biopsicossocial das pessoas que fazem parte da equipa da Santa Casa.

O Gabinete de Apoio Social (GAS) dos Recursos Humanos começou oficialmente a sua atividade no início de 2012, refletindo a adoção de uma política que privilegia os colaboradores (no ativo e reformados). Pretende promover e contribuir para a prevenção, redução ou resolução de situações de vulnerabilidade, quer sejam de carácter económico, social, cultural, profissional ou familiar.

Dada a complexidade e a heterogeneidade das situações existentes, a intervenção assume uma dimensão interdisciplinar e integrada, contando atualmente com cinco especialistas de áreas diversas, como Serviço Social, Psicopedagogia e Psicologia Clínica. O Gabinete recebe diariamente todos os trabalhadores que o contactem, procurando estabelecer uma relação de reciprocidade, confiança, consciência ética e garantindo o direito da pessoa à identidade e à privacidade, à equidade e à diferenciação positiva.

A intervenção desenvolvida pelo Gabinete visa apoiar os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a utilizar e melhorar as suas capacidades e competências para a resolução dos problemas; e a identificar e promover a construção de novas relações de pertença e autonomia no acesso aos recursos disponíveis.

O processo de ajuda centra-se na pessoa e na sua interação com os diferentes sistemas sociais, adequando-se o apoio às necessidades, perfis e potencialidades, na procura de situações alternativas.

O Gabinete constitui-se como uma instância de mediação entre o trabalhador, a família e a comunidade, estabelecendo parcerias com diversas entidades.