Política de Compras Sustentáveis
Como parte da sua estratégia de contribuição para o desenvolvimento sustentável, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa definiu como objetivo de longo prazo a gestão conscienciosa dos seus impactes ambientais, sociais e económicos.

Com esta abordagem procuramos melhorar, de forma progressiva, contínua e sustentada, a incorporação de preocupações ambientais e éticas em todos os aspetos das nossas atividades. Tal inclui a cadeia de fornecimento de bens e de serviços, no entendimento de que os nossos fornecedores são parte inalienável da nossa criação de valor.

Neste âmbito da gestão sustentável da nossa cadeia de fornecimento, para prosseguirmos a visão de sermos a entidade de referência nacional do Terceiro Sector em compras sustentáveis, iniciámos em 2012 a elaboração e desenvolvimento da nossa Estratégia de Compras Sustentáveis. 

Para prosseguir a sua Estratégia de Compras Sustentáveis a Santa Casa definiu uma Política de Compras, a qual está alicerçada num conjunto de Princípios e Valores:

1. Política de Compras da Santa da Misericórdia de Lisboa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assume a sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, empenhando-se em tornar-se, de forma progressiva, uma instituição com baixo impacte ambiental, assegurando a introdução contínua de critérios ambientais e éticos nos processos de compras, com o objetivo de minimizar os impactes decorrentes da sua atividade, e de criar valor, promovendo a inovação e o desenvolvimento de produtos e de serviços mais ecológicos e socialmente responsáveis.

2. Princípios e Valores

Os procedimentos de compras da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa regem-se, além dos valores e princípios por que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa orienta a sua gestão e atividades, especificamente pelos princípios fundamentais definidos pelo Código dos Contratos Públicos, da igualdade, da concorrência, da imparcialidade, da proporcionalidade, da transparência, da publicidade e da boa-fé.

No prosseguimento da sua estratégia de compras sustentáveis, a Santa Casa acrescenta a estes, os princípios de:
  • Respeito pelo ambiente e promoção da sua preservação
  • Racionalização dos recursos e prevenção do desperdício
  • Qualidade e inovação, promovendo a desmaterialização e melhoria contínua dos seus procedimentos
  • Cooperação com os atores sociais para a sustentabilidade
  • Promoção da inclusão e coesão social
  • Coerência com as demais políticas e estratégias em vigor na instituição