II Simpósio Interações

O Simpósio Interações visa debater as questões da Longevidade, sob novas perspetivas, reunindo as reflexões de vários oradores e oferecendo um espaço para o debate alargado em torno dos Eixos Estratégicos (Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada) do Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades. 

Na sua génese, o Programa tem a ambição de contribuir para que a idade não seja um fator de isolamento, de exclusão e de dependência. Fazendo da cidade um espaço de vida, de autonomia, de participação plena, de compromisso com o cuidar no reconhecimento do potencial e da dignidade das pessoas. 

Neste seguimento, o Simpósio Interações aspira promover o sentimento de comunidade e a criação de territórios mais participativos, que reflitam e colaborem na construção de políticas públicas, possibilitando a mobilização e a participação deste grupo etário. Pretende igualmente partilhar e suscitar um olhar crítico sobre o trabalho desenvolvido pela rede de parceiros ao longo do ano, em especial, no que respeita ao Projeto Radar (Falar. Escutar. Cuidar).

Em suma, o evento pretende apresentar uma visão integrada das questões da Longevidade, com alteração do paradigma dominante, promovendo novas formas de cidadania e de participação no espaço público e favorecendo a construção de bairros mais comunicativos, atentos e comprometidos com toda a população.

A realização deste Simpósio surge do modelo de articulação interno e externo, que recomenda a organização deste tipo de eventos com a finalidade de dar visibilidade ao trabalho integrado desenvolvido ao longo do ano (ponto de situação do Programa, das medidas e dos projetos associados), pelos Parceiros e pela Comunidade, em geral. 

Estas são as motivações que estimulam o II Simpósio Interações e para o qual a sua presença será uma imensa honra e seguramente um contributo de grande valor para a continuidade deste trabalho.
CONTACTOS

T: 213 235 237
lisboacidadetodasidades@scml.pt