O Compromisso

Mais de cinco séculos após a publicação d’O Compromisso em papel, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, apostando, ao longo dos seus mais de 500 anos, em caminhos de vanguarda, disponibiliza o texto original em suporte digital.

 

A importância deste documento reside não só, no facto dele representar os estatutos da Confraria da Misericórdia que assentam fundamentalmente nas 14 Obras de Misericórdia, 7 Corporais e 7 Espirituais, como também na possibilidade da difusão deste texto basilar seguido por todas as Confrarias da Misericórdia, tanto em Portugal continental como além-mar, ou seja, nos territórios onde os portugueses marcaram presença.

O Compromisso de 1516 : Análise física e tipográfica

Visita Guiada à Exposição “Um Compromisso para o Futuro”

Depoimentos de Investigadores na inauguração da Exposição “Um Compromisso para o Futuro”

São conhecidas duas edições do Compromisso da Misericórdia, ambas datadas de 20 de Dezembro de 1516. Investigações de Anne Anninger, prontamente secundadas e ampliadas por Francisco Guimarães Cunha Leão, mostraram, sem margem para dúvidas, que uma dessas edições (a que ostenta na portada uma cercadura com elementos fitomórficos e zoomórficos), repetindo embora o texto da primeira – inclusive no respectivo colofone –, é contrafacção da impressão original. Nesta, a decoração da cercadura do rosto é constituída por elementos malacolóficos (conchas?) em céu estrelado sobre fundo negativo.

Por “contrafacção” entende-se toda a edição que se imprimiu em data posterior à da edição original, mas com a intenção de a fazer passar como autêntica. Os motivos que estão na origem deste acto fraudulento são de vária ordem: tanto pode tratar-se de razões comerciais, para obtenção de lucro fácil, como de manifestações de carácter ideológico, cuja motivação nem sempre é possível determinar com exactidão.

    Patente na Galeria de Exposições Temporárias da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre maio e setembro de 2017 esta exposição, comissariada por Henrique Leitão, integrou a primeira edição impressa do Compromisso da Confraria da Misericórdia, duas pinturas quatrocentistas jamais exibidas em Portugal e fotografias atuais sobre as Obras da Misericórdia.

    Esta mostra assinalou o V centenário da primeira edição impressa do Compromisso da Confraria da Misericórdia, documento publicado pela primeira vez em 1516, com edições posteriores, que regulamenta a organização, as atividades e as funções da Confraria da Misericórdia, e que hoje seria designado por “estatutos”. Partindo desta efeméride, a exposição evidenciou a atualidade da mensagem do texto que constituiu, ao longo dos séculos, a pedra basilar da atuação das misericórdias, enunciando e convidando à prática das catorze obras de misericórdia, principalmente no que aos mais necessitados diz respeito.

    HORÁRIOS

    Sala de Leitura Vítor Ribeiro
    Todos os dias úteis: 9:30 às 17:00

     

    A requisição de documentos deve ser feita até 30 minutos antes do encerramento.

    Informações

    213 235 738

     

    E-mail

    arquivo.historico@scml.pt

     

    Morada

    Largo Trindade Coelho
    1200-470 Lisboa

     

     

    Pedir informações