logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Candidaturas ao “Fundo de Solidariedade Com a Cultura” já estão disponíveis

Candidaturas ao “Fundo de Solidariedade Com a Cultura” já estão disponíveis

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é uma das entidades responsáveis pelo fundo de solidariedade destinado aos profissionais da cultura. Apoio arranca com 1,35 milhões de euros, mas as contribuições da sociedade civil podem fazer aumentar este valor.

Cultura, Projetos e Fundos

Estão abertas as candidaturas para o Fundo de Solidariedade com a Cultura, medida que pretende apoiar financeiramente os profissionais das atividades culturais, cuja subsistência possa estar em causa devido à perda de rendimentos provocada pela Covid-19. Os formulários para pedidos de apoio estão, a partir desta segunda-feira, disponíveis, exclusivamente, no site do Fundo de Solidariedade com a Cultura.

Tal como anunciado no passado mês de junho, a iniciativa parte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), da Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Fonográficos em Portugal (AUDIOGEST) e da Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE). As quatro entidades mobilizaram-se em prol da cultura nacional, de modo a dar resposta às necessidades económicas dos profissionais das artes e do espetáculo.

O Fundo de Solidariedade com a Cultura é complementar aos apoios atribuídos pelo Governo, nomeadamente a linha de apoio social do Ministério da Cultura, e vai dar prioridade a quem não teve ainda acesso a qualquer tipo de ajuda financeira. A iniciativa arranca com 1,35 milhões de euros, montante que pode aumentar através de donativos submetidos pela sociedade civil, que reverterão a 100% para o fundo.

Linhas de apoio: qual a indicada para o meu caso?

Após consulta do regulamento e da documentação necessária para preenchimento do formulário eletrónico, os profissionais da cultura devem submeter a respetiva candidatura a apenas uma das cinco linhas de apoio, disponíveis no site do “Fundo de Solidariedade com a Cultura”.

Os artistas, intérpretes ou executantes que ficaram desempregados devido à pandemia e que tenham desempenhado, em 2019, atividades profissionais relacionadas com a produção de espetáculos ou outras atividades conexas na área da música, dança, teatro, cinema ou audiovisual, podem recorrer à linha de apoio 1, se não tiverem direito a Fundo de Desemprego. Também poderão candidatar-se a esta linha empresários em nome individual sem trabalhadores a cargo.

A linha de apoio 4 é destinada a profissionais que pertençam ao grupo referido na linha de apoio 1, mas que tenham mais de 60 anos à data do pedido.

Já as empresas e empresários em nome individual com trabalhadores a cargo, cuja atividade principal esteja centrada nas áreas cinematográfica, audiovisual e/ou musical ficam inseridos na linha de apoio 2. A linha de apoio 3 é direcionada à manutenção de postos de trabalho de empresas e empresários que fazem da produção de espetáculos de música a sua atividade principal, e não enquadráveis na linha de apoio 2.

Existe ainda a linha de apoio geral, destinada aos artistas, empresários e trabalhadores por conta de outrem, que estejam desempregados devido à pandemia e que desempenhem funções artísticas, técnicas, de gestão ou suporte em áreas que vão desde o cinema e audiovisual às bibliotecas e arquivos.

Em caso de dúvida, consulte o Orientador de Linhas de Apoio.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas