logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

“Hospitalidade. Uma Cultura de Futuro”

“Hospitalidade. Uma Cultura de Futuro”

O Museu de São Roque vai receber, no dia 6 de abril, um colóquio que abordará o tema Hospitalidade ao longo do Tempo. Esta iniciativa enquadra-se na Programação Cultural da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para 2019 e 2020.

Cultura

O Museu de São Roque vai receber, no dia 6 de abril, um colóquio que abordará o tema Hospitalidade ao longo do Tempo. Esta iniciativa enquadra-se na Programação Cultural da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para 2019 e 2020.

A Programação Cultural da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para os anos 2019 e 2020 centra-se no tema Hospitalidade. Uma cultura de futuro e, integrado nesta Programação, irá realizar-se no dia 6 de abril, no Museu de São Roque, o colóquio Hospitalidade ao longo do tempo.

Neste encontro pretende-se abordar não só a perspetiva histórica do conceito de Hospitalidade, mas também o seu peso na sociedade moderna, designadamente na forma como ele é posto em prática na Misericórdia de Lisboa.

Na Antiguidade, a hospitalidade era um dever moral concedido e chancelado pelos deuses, enquanto que na Idade Média era uma prática que dava vida a hospícios, hospitais e hospedarias. Nos dias de hoje, falar de hospitalidade é falar de migrações, refugiados, boa vizinhança e até de turismo.

É esta evolução, semântica e histórica, que será abordada no colóquio, cuja participação, gratuita, está limitada a 60 participantes e requer marcação prévia.

Também no dia 6 de abril, às 17h, será inaugurada a exposição fotográfica “Dignus”, que propõe uma reflexão sobre a doença mental. Os retratos em exposição, pela lente de Virgílio Azevedo, são de colaboradores, familiares de pacientes e de utentes psiquiátricos internados ou institucionalizados na Casa de Saúde do Telhal/ Instituto São João de Deus.

A mostra estará patente no edifício da sede da SCML, até ao dia 6 de maio, e pretende levar as pessoas a pensar na inclusão e na reabilitação psicossocial em saúde mental.

Outra das iniciativas que integra esta Programação é um conjunto de visitas guiadas a espaços da Misericórdia que constituem um exemplo de boas práticas de hospitalidade. Assim, no dia 5 de abril, será possível visitar a Quinta Alegre, às 10h, e o Hospital de Sant´Ana, às 14h30. Já no dia 7 de abril, o Instituto Condessa de Rilvas e o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão estarão abertos ao público, às 10h e às 14h30, respetivamente.

As visitas são gratuitas, mediante marcação prévia, e cada uma está limitada a 30 participantes.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas