Na 83ª Volta a Portugal, os Jogos Santa Casa reforçam a aposta na juventude e no talento nacional

Prova rainha do ciclismo nacional volta a contar com o apoio dos Jogos Santa Casa, que vai distinguir melhor jovem e melhor português da Volta a Portugal.

A 83ª edição da Volta a Portugal, que vai ligar Lisboa a Gaia num total de 1559,7 quilómetros, está quase a sair à rua. Esta sexta-feira, a sala de arquivo da Câmara Municipal de Lisboa foi o palco escolhido para a apresentação de mais uma edição da prova, que arranca com o prólogo, no dia 4 de agosto, em Lisboa.

A Volta a Portugal é já parte do imaginário dos portugueses. Desde 1927 que Portugal habituou-se a ver a Volta passar e a festejar nas estradas do nosso país a principal prova do ciclismo nacional. Tradição é também o apoio dos Jogos Santa Casa à prova rainha do ciclismo. Em 2022, os Jogos Santa Casa voltam a dar nome à Camisola da Juventude que, etapa após etapa, será vestida pelo atleta da categoria sub-23 melhor classificado. Os Jogos Santa Casa encaram este apoio como uma fonte de motivação para os jovens talentos, como um estímulo direto ao seu desenvolvimento, esforço e dedicação.

Para além desta camisola, os Jogos Santa Casa voltam a premiar o “Melhor Português”, através da atribuição de um prémio diário no valor de 1500 euros ao melhor atleta português na geral individual.

O apoio dos Jogos Santa Casa à Volta a Portugal é “uma aposta na juventude e na promoção do talento jovem”, reforça a diretora de comunicação e marcas da Santa Casa. Maria João Matos lembra ainda que o facto de a Volta ser uma prova acarinhada por todos os portugueses faz com que a competição seja “uma oportunidade importante de promoção do desporto em território nacional e de hábitos de vida saudável”.

A associação da Misericórdia de Lisboa à Volta a Portugal ganha ainda mais força com o Prémio Melhor Português, “uma aposta completamente focada naquilo que é a nossa missão de promoção do talento nacional desportivo. Somos orgulhosamente os patrocinadores da Camisola da Juventude”, realça Maria João Matos.

O apoio à Volta a Portugal decorre da estratégia de patrocínios dos Jogos Santa Casa de impulsinonar o desporto e o talento nacional, que está a ser desenvolvida, desde 2013, através do apoio aos Comités Olímpico e Paralímpico, federações desportivas e atletas nacionais.

Por onde vai andar a Camisola da Juventude?

A 83ª edição da Volta a Portugal traz consigo uma grande novidade: a internacionalização da prova. A segunda etapa vai ligar Badajoz (Espanha) a Castelo Branco, num percurso total de 181,5 quilómetros. Mas as novidades não ficam por aqui. Após o dia de descanso, que este ano acontecerá em Viseu, os ciclistas partem para a quinta etapa, que arranca na Mealhada e termina no inédito Observatório do Parque Eólico de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

Pela terceira vez na história do evento, Gaia recebe a final da prova rainha do ciclismo nacional. É aqui, no norte de Portugal, que o país ficará a conhecer o vencedor do Prémio Juventude, galardão conquistado em 2021 por Abner González, da equipa Movistar.

As etapas da 83ª Volta a Portugal:

– 04/08. Prólogo: Lisboa (5,4km)

– 05/08. 1ª Etapa: Vila Franca de Xira – Elvas (193,5km)

– 06/08. 2ª Etapa: Badajoz – Castelo Branco (181,5km)

– 07/08. 3ª Etapa: Sertã – Covilhã (Torre) (159km)

– 08/08. 4ª Etapa: Guarda – Viseu (169,1km)

– 09/08. Dia de Descanso – Viseu

– 10/08. 5ª Etapa: Mealhada – Miranda do Corvo, Observatório de Vila Nova (165,7km)

– 11/08. 6ª Etapa: Águeda – Maia (159,9km)

– 12/08. 7ª Etapa: Santo Tirso – Braga (150,1km)

– 13/08. 8ª Etapa: Viana do Castelo – Fafe (182,4km)

– 14/08. 9ª Etapa: Paredes – Mondim de Basto, Sr.ª da Graça (174,5km)

– 15/08. 10ª Etapa (Contrarrelógio individual): Porto – Vila Nova de Gaia (18,6km)

  • Ciclismo
  • desporto
  • Jogos Santa Casa
  • Prémio Juventude
  • Volta a Portugal