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Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel
O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel (CFP da ASI), localizado em Albarraque/Sintra, num espaço envolvente com uma área aproximada de cerca de 6 hectares em pleno contacto com a natureza, tem mais de 30 anos de história na educação e formação de jovens.
O CFP da ASI reúne um conjunto de condições distintivas que promovem/garantem sustentabilidade ambiental e as condições para a qualidade da educação e da formação dos jovens que o frequentam.
- Uma equipa de acompanhamento interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e educadores;
- Pares pedagógicos (dois formadores) por turma no desenvolvimento da componente tecnológica (oficinas) do curso;
- A componente tecnológica do curso é desenvolvida em oficinas que reproduzem contextos reais de trabalho em empresa;
- Práticas colaborativas de ensino-aprendizagem em co-docência em 25% da carga horária total do curso;
- Modelo pedagógico assente no princípio da convergência de saberes entre a componente teórica e a componente prática do curso;
- Disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social nos cursos de educação e formação de jovens (Dança, Música e Expressão Artística);
- Componente de projeto no domínio das artes/expressão artística e olaria nos cursos de aprendizagem (Nível 4 – 12º Ano);
- Aulas de apoio de Português língua não materna.
Oferta formativa regulada por Despacho Normativo próprio no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (DN nº15/2017 de 2 outubro)
CONTRATAÇÃO DE FORMADORES EM REGIME DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Local: Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel
Tal como definido no Despacho Normativo nº15/2017, de 2 de outubro, que regulamenta a atividade formativa do Centro de Formação Profissional (CFP) da Aldeia de Santa Isabel (ASI), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), comunicamos que estão abertas as candidaturas para o recrutamento de formadores em regime de prestação de serviço.
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Aldeia de Santa Isabel – Centro de Formação Profissional
OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2024/2025
Candidaturas abertas até 11 de outubro de 2024.
Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos.
Tendo em conta o Plano de Formação para 2024/2025, o ano letivo terá inicio em setembro de 2024.
NÍVEL 1 - EQUIVALÊNCIA AO 6.º ANO
Costureiro/a Industrial de Tecidos
Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 4.º ou 5.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.
Certificação:
Percurso formativo de 1 ano letivo com obtenção de dupla certificação:
- Certificação escolar de 6.º ano (2.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 1.
Nível 4 - Equivalência ao 12.º ano
Técnico/a de Reparação e Pintura de Carroçarias - Aprendizagem
Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.
Certificação:
Percurso formativo de 3 anos letivos com obtenção de dupla certificação:
- Qualificação escolar de 12.º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4.
Permite, ainda, a seguinte certificação intermédia:
- 10.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação;
- 11.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 2.º período de formação.
Permite o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.
Nível 4 - Equivalência ao 12.º ano
Técnico/a de Instalações Elétricas
Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.
Certificação:
Percurso formativo de 3 anos letivos com obtenção de dupla certificação:
- Qualificação escolar de 12.º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4.
Permite, ainda, a seguinte certificação intermédia:
- 10.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação;
- 11.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 2.º período de formação.
Permite o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.
APOIOS
- Bolsa de formação (mensal);
- Seguro de acidentes pessoais;
- Transporte fornecido pela Santa Casa para jovens provenientes de Lisboa;
- Reforço alimentar da manhã, almoço e lanche;
- Material escolar e oficinal;
- Estágio (Formação prática em contexto de trabalho).
CANDIDATURAS
Documentação necessária para o preenchimento do formulário
Prepare em formato PDF ou JPG os seguintes documentos para anexar ao formulário de inscrição:
- Cópia do Cartão de Cidadão do Candidato e do Encarregado de Educação;
- Caso não possua Cartão de Cidadão anexe cópia do Bilhete de Identidade / Autorização de Residência / Passaporte ou outro, conjuntamente com cópia do Número de Identificação Fiscal;
- Certificado de Habilitações do/a candidato/a.
ENSINO-APRENDIZAGEM
A prática pedagógica de ensino-aprendizagem de jovens assente no conceito de convergência curricular é prosseguida pela ASI. Convergência significa pôr disciplinas a comunicar entre si, as componentes “escolares” dos cursos a dialogarem com a componente tecnológica (oficinal/prática) e vice-versa. Desta forma, os conhecimentos transmitidos podem resultar em competências que os jovens percecionem como úteis para a sua profissão e vida.
O modelo de convergência curricular, assente em trabalhos por projeto, implica a passagem de:
- Formandos dependentes do formador para formandos implicados e corresponsabilizados na procura de competências e de saberes, cooperando com os colegas numa lógica de temáticas de interesse comum;
- Formadores autossuficientes (nas suas disciplinas e componentes) para formadores que procuram os seus pares (parcerias pedagógicas desejadas e não rejeitadas);
- Espaços físicos de aprendizagem (oficinas/salas) organizadas em “U” ou em carreirinhas de mesas, para espaços de aprendizagem úteis e organizados em função das atividades a desenvolver;
- Um trabalho individual para uma lógica de trabalho em pequenos grupos/aprendizagem cooperativa;
- Um processo ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos para uma organização de conteúdos desenvolvida em pequenos projetos.
PROJETOS E PRÁTICAS
O modelo de educação, formação e ação social intergeracional aqui desenvolvido integra uma lógica de flexibilidade curricular e uma metodologia de ensino-aprendizagem que desconstrói a teoria, aproximando-a do saber-fazer (convergência de saberes), de forma a reforçar a aquisição de saberes por parte dos jovens (formandos) e simultaneamente permitir a sua participação em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante o percurso formativo, tais como, dança, música e expressão artística, mas também práticas de voluntariado social e participação comunitária intergeracional, em estreita articulação com as necessidades e desafios da vida comunitária (educação não formal).
NÚCLEO PARA A APRENDIZAGEM E PROFISSIONALIZAÇÃO
Estrutura que dá apoio ao Centro de Formação Profissional e que tem como objetivo a promoção de um clima de bem-estar na comunidade educativa, através de um modelo de gestão de resolução de conflitos e de indisciplina, atuando na prevenção de comportamentos disruptivos. É também uma estrutura que garante o desenvolvimento de ambientes e práticas educativas propícias à aprendizagem, a todos os níveis – social, pessoal e formativo – e à inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho.
ALDEIA DE SANTA ISABEL
Fundado pelo Padre Agostinho da Motta, que o inaugurou em dezembro de 1923, o Orfanato Escola Santa Isabel foi a instituição que antecedeu a criação da Aldeia de Santa Isabel. Já em Sintra, a Aldeia-Orfanato foi construída a partir de 1931, por iniciativa de José Ribeiro Espírito Santo Silva.
Contactos
Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel
Avenida dos Combatentes
2635-029 Albarraque, Rio de Mouro
+351 219 155 925*
+351 219 155 949*
* Custo de chamada para a rede fixa nacional
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