Biblioteca

A Biblioteca tem por objetivo facultar aos utilizadores internos e externos o acesso a recursos bibliográficos e outra informação documental, necessários ao estudo e investigação de temáticas relacionadas com a atividade desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente ação social, saúde e educação, entre outras.

 

A Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza aos seus utilizadores a consulta de diversos tipos de espécies bibliográficas.

A Biblioteca da Santa Casa disponibiliza diversos serviços com vista à satisfação das necessidades bibliográficas e informativas dos utilizadores:

  • Consulta local de livros, jornais e revistas;
  • Serviço de referência (consiste no apoio personalizado à execução de pesquisas bibliográficas e à exploração dos recursos informativos de caráter técnico-científico);
  • Empréstimo domiciliário;
  • Empréstimo InterBibliotecas;
  • Reprodução de documentos: os utilizadores podem solicitar a reprodução de documentos, em observância das disposições do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos e à boa preservação das espécies bibliográficas;
  • Sugestões de aquisição.

 

Recursos Online:

  • Livros da Semana;
  • Boletim de Legislação;
  • Boletim Bibliográfico;
  • Boletim “Ler para Aprender” – Literatura Infantil;
  • Acesso na sala de leitura à Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), base de dados que disponibiliza o acesso ilimitado e permanente a textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras;
  • Catálogos Temáticos.

Casos Clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental

Vários autores

A obra Casos Clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental é um manual de grande utilidade, não só para os estudantes de medicina, como para toda a classe médica.

O Primo Basílio

de Eça de Queirós

Escrito em Inglaterra, O Primo Basílio, publicado em 1878, é um romance de costumes da média burguesia lisboeta e uma sátira moralizadora ao romanesco da sociedade da época.
Luísa é uma vítima das suas leituras negativas e da baixeza moral do primo, quando a ausência do marido a deixou entregue ao seu vazio interior. É uma vítima do ócio.
Eça sugere artisticamente os traços psicológicos das várias figuras da obra com os seus dramas, que de forma alguma enfraquecem o clima trágico, denso, do drama da heroína.

Versos de Cacaracá

de António Manuel Couto Viana

Anda daí e abre a porta a um mundo cheio de cor e de vida, onde irás encontrar miúdos divertidos e animais extrovertidos, barcos a velejar e fardas da cor do mar, peixinhos pouco simpáticos e pescadores sorumbáticos, burros motorizados e ratinhos assustados, pinceladas de Sol e golpes de anzol, insetos que tocam rabecão e um cação resmungão, animais que formam casais e muitas coisas mais.

Da Infância à Terceira Idade: Intervenção em Contextos de Violência e Crime

de Madalena Sofia Vieira e Paulo Vieira Pinto

Este livro pretende constituir uma importante ferramenta para a atividade formativa de estudantes das áreas sociais e da saúde, mas também para a prática de todos/as os/as profissionais que intervêm, ou pretendem vir a intervir, em matérias relacionadas com a violência e com o crime, da infância à terceira idade. Aspirou-se a que a obra fosse escrita sob a forma de um guia prático, que permitisse uma leitura objetiva e com modelos e estratégias da prática efetiva das diferentes profissionais que nela colaboram.

As Viúvas das Quintas-Feiras

de Claudia Piñero

Em Altos de la Cascada vivem famílias que levam um estilo de vida que querem manter custe o que custar. No condomínio, um grupo de homens reúne-se semanalmente longe dos olhares dos filhos, das empregadas domésticas e das mulheres. Mais eis que uma noite a rotina se quebra e esse facto permite descobrir, num país que está a desmoronar-se, o lado obscuro de uma vida perfeita.

A Lua

de Britta Teckentrup

Já questionaste algum dia por que razão a Lua brilha? Enquanto a Lua aumenta e diminui, o mundo cá em baixo está repleto de atarefadas criaturas noturnas.
Espreita através das páginas deste livro e observa como a Lua se transforma ao longo do ciclo lunar, enquanto te delícias com as deslumbrantes ilustrações.

Intervenção Psicológica em Gerontologia

de Renata Benavente

A intervenção Psicológica em Gerontologia, enquanto área independente da Psicologia Clínica, baseia-se nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e foca-se nos processos de envelhecimento.
Constitui-se como um domínio de investigação e atuação crescente face ao aumento da população idosa, particularmente relevante em Portugal.
Trata-se de um livro abrangente que foca as principais questões associadas aos processos de envelhecimento e aos contributos das ciências psicológicas para um envelhecimento bem-sucedido.

Anjos e Demónios

de Dan Brown

Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no seu peito. A conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminati, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais.

Esdrúxulas, Graves e Agudas, Magrinhas e Barrigudas

de José Farinha e Afonso Cruz

As palavras não são todas iguais. Há palavras magrinhas e barrigudas e todas elas se distinguem pela sua acentuação. Nestas pequenas histórias e poemas, as palavras ganham vida e brincam umas com as outras, participando num jogo feito de monossílabos e polissílabos, de tils e acentos circunflexos, de palavras agudas que, afinal, é o jogo da nossa língua!

Educação pela Arte e Artes na Educação: Bases Psicopedagógicas

de Alberto B. Sousa

Educação pela Arte tem por objetivo o desenvolvimento da personalidade, sendo efetuada por educadores e professores. As artes na Educação centram-se nas artes, consistindo na sua inclusão no contexto escolar e tendo como docentes artistas com formação psicopedagógica.

Divergente

de Veronica Roth

A sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas

Este Livro Comeu o Meu Cão

de Richard Byrne

A Rita resolveu levar o seu cãozinho a passear por este livro, e não é que o livro comeu o cão?! E agora? Como é que ela vai encontrar o seu amiguinho?
Não queres ajudar a Rita a procurar o cão e a mostrar a este livro maroto quem é que manda aqui? Um livro muito divertido que vais gostar de conhecer.

 

 

 

HORÁRIOS

Dias úteis, das 9:30 às 17:00, ininterruptamente.

 

Encerra sábado, domingo e feriados.

Informações

213 235 285

 

213 235 753

 

E-mail

biblioteca@scml.pt

 

Morada

Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa

 

 

Pedir informações