logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Saúde

Placa de indicação para posto de enfermagem e camas

Saúde

Disponibilizamos cuidados de saúde primários, em ambulatório e ao domicílio, bem como diversas especialidades médicas e cirúrgicas.

Dispomos de um corpo clínico qualificado, de programas de saúde especializados e de uma oferta de excelência e proximidade aos nossos utentes.

serviços da saúde santa casa

ESPECIALIDADES MÉDICAS

Nas nossas clínicas, hospitais e unidades de saúde, prestamos cuidados de saúde em diversas especialidades médicas. Conheça todos os cuidados de saúde especializados que disponibilizamos nos nossos equipamentos.

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

A Fisiatria é a especialidade médica que tem como objetivos a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças do sistema músculo-esquelético (músculos, tendões, ossos e ligamentos), nervoso, cardio-respiratório e vascular.

A nutrição é uma área da saúde que se dedica a avaliar as relações entre os alimentos, a sua composição nutricional e o impacto na saúde e na doença.

A Psicologia é o estudo de todos os aspetos do comportamento e processos mentais. A psicologia estuda a mente do ser humano e como a atuação dela pode influenciar no comportamento e abrange os aspetos que vão desde o desenvolvimento infantil até a terceira idade.

A Reabilitação Pediátrica é uma subespecialidade da Medicina Física e Reabilitação que tem como principais objetivos a habilitação e reabilitação da criança e do adolescente com deficiência motora ou multideficiência.

Na área da saúde o termo exame físico compreende a segunda parte do método clínico. Consiste em avaliar o paciente através da inspeção, palpação, ausculta e percussão, com o auxílio de equipamentos.

O tratamento em regime ambulatório permite ao utente receber um tratamento especializado sem ter que interromper a sua ocupação sócio-profissional e sem ter que se ausentar da sua família e de sua casa.

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das enfermidades relacionados à pele e aos anexos cutâneos.

Diagnóstico por imagem, imagiologia médica ou imagenologia diagnóstica, popularmente conhecida como exame de imagem, é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos

A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos.

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Periodontia ou periodontologia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

Diagnóstico e tratamento de problemas de saúde oral. Cáries, halitose, doença periodontal, perda de dentes, entre outros.

A dentisteria é a área da Medicina Dentária que trata as lesões dos dentes, seja por cárie, traumatismo ou outro motivo, utilizando materiais para substituir a estrutura previamente perdida.

O eletrocardiograma é um exame que deteta a atividade elétrica do coração. Cada contração do músculo cardíaco ou das válvulas do coração é comandado por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio coração. O ECG consegue identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos.

Internamento superior a 30 dias e até 90 dias para prestação de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial à pessoa com perda transitória de autonomia decorrente de doença aguda ou reagudização de doença crónica com vista à reinserção sociofamiliar.

Anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais.

Medicina Interna é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar.

Reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos. Estas patologias são muitas vezes designadas de doenças reumáticas.

A reabilitação é um processo de consolidação de objetivos terapêuticos, não caracterizando área de exclusividade profissional e sim uma proposta de atuação multiprofissional voltada para a recuperação e o bem-estar biopsicossocial do indivíduo.

A consulta externa é um conjunto de serviços clínicos programados, visando a observação, diagnóstico ou tratamento em ambiente de ambulatório.

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

A ginecologia7obstetrícia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema reprodutor feminino (ginecologia), bem como ao acompanhamento durante gestação, no parto e pós-parto (obstetrícia).

A medicina geral e familiar é a especialidade médica que se dedica ao seguimento a longo prazo da saúde de indivíduos de todos os escalões etários.

A Neurocirurgia é a especialidade cirúrgica que se dedica ao tratamento das doenças e lesões do sistema nervoso central e periférico (cérebro, medula e nervos) e das doenças da coluna vertebral de natureza degenerativa (como a hérnia discal), infeciosa ou tumoral.

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência.

A higiene oral executa tratamentos preventivos na área da saúde oral – basicamente profilaxia e prevenção.

A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.

A Patologia Oral é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das lesões da cavidade oral que podem afetar o osso, a gengiva, a língua, os lábios e as glândulas salivares.

Radiologia é o ramo ou especialidade da medicina, da odontologia, da indústria, forense entre outras áreas que utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças.

As Análises Clínicas auxiliam os médicos especialistas no diagnóstico de doenças, na avaliação do seu desenvolvimento e na definição do tratamento mais adequado a cada caso clínico. Também servem como medida preventiva.

Internamento até 30 dias para estabilização clínica e funcional, avaliação e reabilitação integral da pessoa com perda transitória de autonomia decorrente de doença súbita, recorrência ou descompensação de doença crónica, com vista à reinserção sociofamiliar.

Internamento em regra superior a 90 dias (pode ser inferior nas situações de descanso do cuidador informal) com a finalidade de prevenir e retardar o agravamento da situação de dependência e garantir o conforto e bem-estar à pessoa com doença crónica, com diferentes níveis de dependência e graus de complexidade.

equipamentos

Especialidades
Escolha um serviço
Especialidades
Serviços
Escolha um serviço
Serviços
Freguesias
Escolha um serviço
Freguesias

* Custo de chamada para a rede fixa nacional

notícias relacionadas

jovens da W+ protagonizam peça de teatro no festival Mental

Evento contou novamente com a participação do grupo formado nesta resposta da Santa Casa, que tem como objetivo a promoção da saúde mental.

Teatro terapêutico da Unidade W+ voltou a mostrar-se no Festival MENTAL

O Festival MENTAL, que este ano celebra a sua 8.ª edição, contou novamente com a participação do grupo de teatro terapêutico da Unidade W+, da

As novas “moradas” digitais do Hospital Ortopédico de Sant’Ana e do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão vão ao encontro do estatuto de referência destes equipamentos da Santa Casa e permitem, entre outras opções, a marcação de consultas e exames online.

CMRA e HOSA reforçam presença online com lançamento de novos websites

O Hospital Ortopédico de Sant’Ana (HOSA) e o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) têm agora novos websites, capacitados para responder às necessidades de quem neles procura

Contactos

Linha da Saúde (Contact Center)
+351 213 263 100*
linha.saude@scml.pt

Horários
8:00 – 20:00

* Custo de chamada para a rede fixa nacional

Relógio num corredor de hospital

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas