Conhecimento e Experimentação

A Santa Casa promove e potencia a investigação através dos projetos existentes, aliados à experimentação e cocriação com foco na inovação no impacto social, procurando criar um acervo acessível tanto a nível interno como externo à organização.

 

Promover a implementação de projetos piloto de curta duração, a serem desenvolvidos pelos diferentes serviços da Misericórdia de Lisboa, que contribuam para a descoberta de abordagens inovadoras de atuação nas diversas áreas de intervenção da organização e de aproximação ao seu vasto público-alvo.

Howz

Projeto piloto criado no âmbito da participação da Santa Casa no Programa SOL Housing, dinamizado pela Beta-i. Visa melhorar a qualidade de vida habitacional dos cidadãos da cidade de Lisboa através da validação e integração de soluções inovadoras de startups em contexto real.

A Santa Casa juntou-se a vários parceiros no sentido de procurar uma solução tecnológica que ajudasse a dar uma resposta mais eficaz aos habitantes de Lisboa em situação de vulnerabilidade agravada pelo seu isolamento social.

A Howz foi o parceiro escolhido para através de um kit de sensores domésticos, permitir aos familiares ou pessoas autorizadas acompanhar a atividade das pessoas no seu domicílio, garantindo que a informação desses sensores é totalmente pseudonimizada.

Smart Open Lisboa'18 - SOL Housing

Com vista a estabelecer uma ponte entre empreendedores sociais, colaboradores e utentes da instituição, estudantes e a comunidade científica, a Misericórdia de Lisboa tem vindo a identificar e cimentar parcerias estratégicas com universidades e centros de investigação.

O Social Good Summit é um evento lançado pela Fundação das Nações Unidas, que tem em vista inspirar novas respostas sociais aos desafios alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030.

A primeira edição em Portugal, realizada num formato digital a 29 de abril de 2020, contou com o apoio da Santa Casa, através do seu Departamento de Empreendedorismo Social, numa sessão especial dedicada ao impacto da pandemia de COVID-19.

No dia 29 de abril de 2020, num formato digital, estiveram à discussão os mais importantes stakeholders em Portugal, incluindo decisores políticos (como a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Ministra da Cultura), os principais players do mercado e diversos ativistas, que refletiram sobre o presente e o futuro da economia social.

Promoveu-se pela 1º vez um formato de cocriação de inovação totalmente focalizado na atuação da Misericórdia de Lisboa.

Na sua 1ª edição, participaram 90 colaboradores de várias áreas e serviços da Santa Casa, juntos durante 24h para desenvolver soluções inovadoras em torno de desafios aplicáveis ao quotidiano de intervenção da organização, nas áreas da empregabilidade, alojamento condigno e saúde mental.

Com o intuito de oferecer novas respostas para utentes de contextos mais vulneráveis, a Santa Casa promove ativamente a colaboração com outras entidades e serviços, bem como entre equipamentos da instituição.

A título de exemplo, destaque para as parcerias com a Academia de Código e o SPEAK, startups residentes na Casa do Impacto, que resultaram no apoio a 12 utentes da Santa Casa, através da sua integração em cursos de programação e cursos de língua inglesa.

Com o objetivo de partilhar conhecimento e dotar os interessados das ferramentas necessárias à inovação, a Santa Casa dinamiza workshops de curta duração para capacitação e desenvolvimento de competências em áreas específicas do empreendedorismo, desenhados e facilitados pelo seu Departamento de Empreendedorismo Social.

Linha de apoio lançada para dar resposta aos efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde mental. A plataforma oferece videoconsultas de apoio psicológico online e gratuitas para combater as dificuldades decorrentes do isolamento social e incerteza face ao futuro.