logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa cria fundo de solidariedade para apoiar profissionais da Cultura

Santa Casa cria fundo de solidariedade para apoiar profissionais da Cultura

Fundo de solidariedade abrange todos os profissionais ligados ao espetáculo e atividades culturais. Objetivo é ajudar a combater a precariedade do setor, dilatada pela Covid-19.

Cultura

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), a Audiogest e a Associação para a Gestão Colectiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Gedipe) uniram-se para criar o “Fundo de Solidariedade com a Cultura”, iniciativa que visa apoiar a comunidade artística para fazer face ao impacto que a Covid-19 teve neste setor. O fundo arranca com 1,35 milhões de euros, que resulta dos montantes aplicados pelas quatro entidades parceiras.

Certo é também que a receita de bilheteira do Festival Regresso ao Futuro, que no dia 20 de junho leva 21 artistas nacionais aos palcos de teatros municipais, reverterá para o “Fundo de Solidariedade com a Cultura”. Outro donativo já anunciado diz respeito a parte da receita dos Prémios Play, da RTP, que acontece no final de julho. O fundo está também aberto a contributos da sociedade civil em geral.

Cabe à Santa Casa a gestão deste fundo – para o qual contribuiu com 150 mil euros -, e também como fazê-lo chegar aos seus destinatários, de modo a ajudar os profissionais da cultura, sobretudo os trabalhadores intermitentes, a garantirem condições de sustentabilidade.

O setor da cultura começa, de forma lenta, a retomar a normalidade, depois de três meses em que as salas de espetáculo estiveram de portas fechadas. Ao longo deste período os trabalhadores da cultura foram dando nota de que a pandemia veio agravar as fragilidades do setor. A intermitência laboral, a prevalência de contratos de prestação de serviços ou até a inexistência de contratos, determinam que uma grande parte dos agentes culturais sobreviva em condições de precariedade.

Como posso ter acesso a este apoio?

São abrangidas pelo fundo todas as funções artísticas, técnicas, técnico-artísticas, de gestão e demais funções de suporte nas áreas da música, dança, teatro, cinema e audiovisual. Empresas das áreas da música e da produção de cinema e audiovisual também podem solicitar este apoio.

Os planos de apoio disponíveis abrangem diferentes áreas do setor. Foi criada uma linha que pretende apoiar artistas e outros profissionais liberais, empresários em nome individual e trabalhadores por conta de outrem em situação de despedimento. A mesma linha abrange atores, bailarinos ou músicos que exerçam atividade através de uma sociedade comercial, cujo capital social seja por ele maioritariamente detido e na qual exerça funções de gestão remuneradas.

Outra das linhas de apoio disponíveis diz respeito à manutenção de postos de trabalho de empresas e empresários que façam da produção e edição musical, cinematográfica e audiovisual a sua atividade principal. E para quem não preencha estes requisitos, pode sempre recorrer a outra opção, que pretende manter postos de trabalho de empresas e empresários cuja atividade principal seja a produção de espetáculos e outras atividades conexas.

E os artistas seniores? Não estão esquecidos. O apoio da Santa Casa é 100% dedicado a eles. Há uma linha de apoio no valor de 150 mil euros, destinada a artistas e outros profissionais liberais com mais de 60 anos, que desenvolvam trabalhos nas áreas de intervenção referidas.

 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas