Prémios Santa Casa Neurociências
Em 2013, a Santa Casa começou a promover diretamente a investigação científica e médica de excelência, através da criação de uma das maiores bolsas para projetos em Neurociências desenvolvidos em Portugal. A iniciativa constitui uma aposta ambiciosa no mérito e no valor da nossa comunidade médica e científica, e tornou-se uma referência no campo da Investigação & Desenvolvimento nacionais.
Candidaturas
Elegibilidade dos Candidatos:
Os Prémios Santa Casa Neurociências serão atribuídos aos melhores projetos desenvolvidos em território nacional, sendo aceites parcerias ou colaborações com instituições ou investigadores de outras nacionalidades, de acordo com o estipulado no regulamento.
Acompanhamento das Candidaturas:
Após a receção dos projetos, será avaliada a elegibilidade dos mesmos, podendo os candidatos virem a ser contactados para esclarecimentos ou informações adicionais.
Valor dos Prémios:
Os prémios MANTERO BELARD e MELO E CASTRO têm o valor de 200 mil euros cada.
AS CANDIDATURAS ENCONTRAM-SE ENCERRADAS
Documentos
Vencedores 2020

Prémio Melo e Castro
Projeto “Células senescentes e o seu fenótipo secretor: novos alvos na reparação da medula espinhal”, que se propõe a contribuir para o desenvolvimento de uma nova terapia para regeneração da medula espinhal (ME) em mamíferos.

Prémio Mantero Belard
Projeto “Da expressão genética à função das redes neuronais: estabelecendo a ponte na doença de Parkinson”, que visa ter valor clínico significativo para o diagnóstico e caracterização da doença de Parkinson em fases iniciais, rastrear a progressão da doença ao longo do tempo e monitorizar o sucesso de novas terapias.