Início / Saúde / Hospítais/Clínicas / SOL – Saúde Oral em Lisboa
SOL – Saúde Oral em Lisboa
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibiliza o primeiro serviço odontopediátrico da capital, reforçando o seu papel de complementaridade do Serviço Nacional de Saúde.

No SOL – Saúde Oral em Lisboa, ajudamos a melhorar os níveis e a qualidade da prestação de cuidados de saúde oral da comunidade, trabalhando junto de crianças e jovens com o mesmo propósito.
Contamos com a dedicação de uma equipa de excelência, equipamentos modernos e uma avançada tecnologia que nos permitem disponibilizar um conjunto de serviços abrangente e diferenciador.
COMO FUNCIONA
Os serviços do SOL podem ser utilizados por qualquer utente com idade compreendida entre os 0 e 17 anos, inclusive, que resida ou frequente um estabelecimento de ensino no concelho de Lisboa, qualquer que seja a sua condição social e/ou económica.
- Nos casos dos residentes em Lisboa: para validar a inscrição é necessário apresentar o cartão de cidadão, de forma a comprovar a morada de residência e a idade.
- No caso de estudantes em estabelecimentos de ensino no concelho de Lisboa: além do cartão de cidadão deve ser apresentada uma declaração de matrícula.
A utilização dos serviços e tratamentos está isenta de qualquer pagamento, exceto nos tratamentos e intervenções em ortodontia. No entanto, os beneficiários de abono de família estão totalmente isentos do pagamento em qualquer ato, tratamento e intervenção no SOL.
Especialidades
Com a criação do primeiro serviço Odontopediátrico de Lisboa, o nosso objetivo é ajudar a melhorar os níveis de saúde oral da comunidade onde nos inserimos, trabalhando junto dos mais novos para lhes proporcionar mais saúde oral.
A ortodontia dedica-se ao diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas ou irregularidades dentárias e faciais. Permite a correção dos problemas de mau posicionamento dentário e problemas de desenvolvimentos dos maxilares.
A endodontia é o ramo da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento da patologia da polpa dentária e dos tecidos que rodeiam as raízes. A polpa dentária é o órgão (composto por nervos, vasos sanguíneos, etc.) que se encontra no interior do dente.
A periodontologia estuda e trata as doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, desde a gengiva até ao osso. A doença periodontal deve ser tratada precocemente, para evitar que se agrave e cause a perda dos dentes.
A dentisteria trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido.
A odontopediatria é a especialidade direcionada para o tratamento de bebés, crianças e adolescentes. A primeira consulta deve ser feita aos 6 meses de idade, de modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e detetar e corrigir hábitos que possam ser prejudiciais.
Na higiene oral são realizados tratamentos preventivos na área da medicina dentária. Um dos principais objetivos das consultas de higiene oral é a educação e promoção de bons hábitos de saúde oral, para a manutenção de um sorriso saudável.
A cirurgia oral dedica-se também ao diagnóstico, mas sobretudo ao tratamento cirúrgico das alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.
A patologia oral ocupa-se do diagnóstico e tratamento médico das patologias que afetam os tecidos duros (dentes e ossos maxilares) e moles (gengivas, mucosas, língua e lábios) da cavidade oral, bem como das estruturas anexas.
Consultas
Consultas de Saúde Oral, nomeadamente de Medicina Dentária e Higiene Oral, especialmente vocacionadas para Odontopediatria (Medicina Dentária para crianças e jovens) e Ortodontia.

Contactos
Avenida Almirante Reis, 219 A
1000-049 Lisboa
