logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Educação: investir no presente para garantir o futuro

Educação: investir no presente para garantir o futuro

Educar os simples é a primeira das sete obras espirituais de Misericórdia. Conforme definido nos seus Estatutos, a Santa Casa prossegue, há mais de cinco séculos, fins educativos e culturais, sobretudo em proveito dos mais desprotegidos.

Educação e Formação

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 3 de dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. As Nações Unidas declaram a educação como um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. Valores partilhados pela Santa Casa e cimentados na intervenção diária, em quase 525 anos de existência, desde logo a garantir condições para que os mais desprotegidos tenham o melhor acesso possível à educação.

O trabalho desenvolvido pela Santa Casa nesta área expandiu-se nos últimos anos para novos públicos e novos contextos, com o objetivo de contribuir para a promoção da qualidade de vida da população. Desde a primeira infância, passando pela formação profissional e ensino superior, são várias as respostas da instituição nesta área.

Infância

A Santa Casa dispõe de vários estabelecimentos de educação pré-escolar na cidade de Lisboa. Nestes espaços, são proporcionadas atividades educativas e de apoio à família a crianças até à idade de ingresso no Ensino Básico.

Através da sua rede de estabelecimentos de infância, a Santa Casa procura dar resposta às necessidades das famílias que residem nas freguesias da sua área de intervenção – com prioridade na admissão de crianças em situação de perigo e/ou mais desfavorecidas, que necessitam de um apoio acrescido face à situação de vulnerabilidade das suas famílias.

Crianças a brincar na creche(1)

Para além destes equipamentos e respostas para a primeira infância, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão conta com uma escola muito especial, a Escola Básica Gracinda Antunes Valido, que recebe os alunos do internamento do Centro. Inserida no Agrupamento de Escolas de Alcabideche, esta escola funciona fisicamente nas instalações do Centro de Alcoitão e foi batizada com o nome da terapeuta da fala, em reconhecimento da comunidade pelo trabalho desta profissional com as crianças em Alcoitão.

Formação profissional

Em Albarraque, encontra-se uma das respostas da Santa Casa direcionadas para a formação profissional de jovens. O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel promove e desenvolve ofertas formativas de dupla certificação, na modalidade de educação e formação de jovens e cursos profissionais.

No Centro de Formação e Certificação da Santa Casa, a oferta formativa está disponível para jovens (a partir dos 15 anos) e adultos que pretendem desenvolver competências e aumentar as suas qualificações escolares e profissionais, através de uma resposta de formação e qualificação.

Ensino superior

Com licenciaturas em Terapia da Fala, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e uma vasta oferta de pós-graduações e mestrados na área da saúde, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão distingue-se por melhores taxas de empregabilidade nas suas áreas de formação. A escola disponibiliza anualmente candidaturas para bolsas de estudo a comportar 100% do financiamento das propinas de frequência, estágios acompanhados desde o 1º ano, protocolos com cerca de 100 instituições académicas e entidades na área da saúde, educação e ação social, Programas de Mobilidade Europeus (Erasmus+), reconhecimento internacional dos cursos (compatibilidade dos graus académicos) e integração em redes europeias de escolas congéneres.

Estudantes com capas da licenciatura(1)

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas