Intervenção Comunitária

No final de 2021, o anterior Núcleo de Saúde Mais Próxima dá lugar ao programa GPS – Gestão de Projetos da Saúde. Através de uma atuação contínua junto das populações, este tem como objetivo promover uma maior literacia na saúde e a capacitação dos utilizadores/utentes e respetivas comunidades.

 

Através do programa GPS – Gestão de Projetos da Saúde (que substitui o Núcleo de Saúde Mais Próxima), a Santa Casa atua de forma contínua junto das populações, com o objetivo promover uma maior literacia na saúde e a capacitação dos seus utentes e respetivas comunidades.

O objetivo é tornar estes públicos mais autónomos, conscientes e responsáveis acerca da sua saúde, bem como à saúde de quem deles depende.

Paralelamente, através deste programa são asseguradas intervenções programadas, bem como representações da instituição em eventos de saúde e, ainda, a promoção de ações de sensibilização nas comunidades do concelho de Lisboa.

O programa GPS prevê, ainda, a criação e o acompanhamento de projetos de intervenção comunitária devidamente fundamentados e integrados nas respetivas unidades de saúde da Santa Casa, quer numa perspetiva de continuidade quer através de uma metodologia de intervenção transversal única, do recurso a instrumentos de avaliação validados que permitam produção de conhecimento em saúde comunitária e da replicação de melhores práticas.